Pedras no caminho, guardo todas. Um dia vou construir um castelo“.  Fernando Pessoa

The story of MARIA

Pedras no caminho, guardo todas. Um dia vou construir um castelo “. Fernando pessoa

Meus pais eram normais quando casaram. Tiveram três filhos. Sou a mais nova. Quando tinha seis anos, meu pai apresentava sintomas de uma doença rara, a Machado Joseph (a mesma do Guilherme Karan). Na mesma época, minha mãe manifestou sintomas de outra doença rara: Distrofia Muscular. Os três filhos desenvolveram algum tipo da doença. Minha irmã, a mais velha, provavelmente herdou os dois genes. Começou a apresentar os sintomas com 15 anos, perdeu a marcha com 18 anos e faleceu aos 24 anos. Meu irmão torno-se oficial da Aeronáutica. Aos 40 anos os sintomas da Machado Joseph definida, indo a óbito com 53 anos.

Aos seis anos, já tinha sintomas da Distrofia Muscular. Os médicos me deram um prognóstico muito ruim: não passaria da adolescência. Tenho cinquenta e sete anos. Construí uma história de vida. Casei, estudei e fundei a Associação Carioca de Distrofia Muscular, junto com outras pessoas com histórico de vida semelhante ao meu, onde lutamos pelos direitos e qualidade de vida dessas pessoas.

Transformamos nossas pedras em um castelo de sonhos: vida digna e de qualidade a todos os pacientes com Distrofia Muscular e outras Doenças Raras. Superação, força e fé: esses são os nossos lemas !!

MARIA

Presidente da ACADIM

 

*Find others with FSHD on RareConnect, the online platform for people affected by rare diseases